Leitura de Falar Verdade a Mentir - compreender o texto...
Vamos começar hoje a ler a obra dramática de Almeida Garrett, Falar Verdade a Mentir.
Para compreender melhor este género literário, devem conhecer bem as características do texto dramático. Para tal, visualizem este Powerpoint com a síntese das informações que já leram e ouviram noutros recursos e digam se as afirmações são verdadeiras, falsas ou incompletas (V/F/ I), numa caixa de comentário, corrigindo as respostas falsas e completando as incompletas.
1- Por norma, no texto dramático não existe um narrador que "conta a história", como no texto narrativo.
2- No texto principal, há momentos de diálogo e há apartes, mas nunca monólogos de personagens.
3- Os apartes devem ser ouvidos pelo público.
4- As didascálias ou indicações cénicas constituem um texto de apoio ao trabalho do encenador.
5- A divisão em cenas equivale à mudança de cenários.
6- Personagens-tipo são personagens que representam grupos sociais, profissionais ou psicológicos.
7- O espaço representado diz respeito aos cenários que recriam o que se pode ler no texto secundário.
8- Uma peça de teatro pode recriar uma situação que durou trinta anos, em apenas trinta minutos.
9- Ao escrever uma peça, as intenções do dramaturgo podem ser de carácter moralizador, crítico ou didáctico.
SOLUÇÕES (comparem as respostas dadas com as correctas; em alguns casos aceitar-se-ia outras respostas, mas estas são as mais completas)
1- V
2- F, também pode haver momentos de monólogo de personagens.
3- I, os apartes devem ser ouvidos pelo público, pressupondo-se que o seu interlocutor não os ouve.
4- I, as didascálias constituem um texto de apoio ao trabalho do encenador, mas também dos actores e outros profissionais do teatro.
5- F, a divisão de cenas corresponde à entrada e saída de personagens.
6- V
7- V
8- V
9- I, as intenções do dramaturgo podem ser de carácter moralizador, crítico, didáctico ou lúdico.
25 de janeiro de 2010 às 08:37
1-F: O TEXTO DRAMÁTICO É UM TIPO DE TEXTO QUE É ESCRITO PARA SER REPRESENTADO.
2- V
3- F: COMENTÁRIOS DE UMA PERSONAGEM PARA
O PÚBLICO, PRESSUPONDO QUE NÃO SÃO OUVIDOS PELO
SEU INTERLOCUTOR.
4-F: DESTINA-SE AO LEITOR, AO ENCENADOR OU AOS ACTORES.
5- v
6- V
7- F: O ESPAÇO CÉNICO É CARACTERIZADO NAS DIDASCÁLIAS, ONDE SURGEM INDICAÇÕES SOBRE PORMENORES DO CENÁRIO, EFEITOS DE LUZ E SOM.
8- V
9- V
25 de janeiro de 2010 às 08:49
1- Verdadeiro.
2-incompleta-no texto principal também a momentos de monólogo.
3- Verdadeiro.
4-incompleta-…dos actores e do leitor.
5-Falsa – a divisão em cenas equivale à mudança de personagens em cena.
6-verdadeira
7-incompleta-onde se desenrola a acção e que equivalem ao espaço físico que se pretende criar em palco
8-verdadeiro
9-incompleta-Lúcida ou de invasão.
25 de janeiro de 2010 às 08:51
1F por norma, no texto dramático não existe um narrador e nele predomina um discurso na segunda pessoa (tu/vós).
2-V
3-V
4- I…ao leitor e aos actores.
5- F equivale á mudança de personagens em cena.
6- V
7- V
8- V
9- I … lúdica ou evasão.
Pedro Mendes Nº10
Ruben carvalho Nº8
25 de janeiro de 2010 às 08:51
1 F-O TEXTO DRAMÁTICO É UM TIPO DE TEXTO QUE É ESCRITO PARA SER REPRESENTADO.
2 V
3 F-DESTINA-SE AO LEITOR, AO ENCENADOR OU AOS ACTORES.
4 F -O ESPAÇO CÉNICO É CARACTERIZADO NAS DIDASCÁLIAS, ONDE SURGEM INDICAÇÕES SOBRE PORMENORES DO CENÁRIO, EFEITOS DE LUZ E SOM.
5 V
6 V
7 F -QUANDO ESCREVE UMA PEÇA DE TEATRO, O DRAMATURGO PODE TER UMA INTENÇÃO
8 V
9 V
25 de janeiro de 2010 às 08:52
R: V
R: F – No texto principal, há momentos de diálogo e há partes, mas sempre com os Monólogos
R: F –As apartes não devem ser ouvidos pelo público
R:V
F – A divisão em cenas equivale à mudança de personagens.
R: V
R:I- O espaço representado diz respeito aos cenários que recriam o que se pode ler no texto secundário, efeitos de luz e de som.
R: V
R: F –Ao escrever uma peça, as intenções do dramatugo podem ser de moralizadora, lúdica ou de evasão, critica e didática
25 de janeiro de 2010 às 08:52
1. R: V
2. R: F, no texto principal há movimentos de dialogo e a partes, mas sempre com os monólogos.
3. R: F, os apartes não devem ser ouvidos pelo público.
4. R: In, as didascalias ou indicações cénicas constituem um texto de apoio ao trabalho do encerador ou aos autores.
5. R: F as divisões em cenas equivalem á mudança de actos e cenas
6. R: V
7. R: In, o espaço representado diz respeito aos cenários que recriam o que se pode ler no texto secundário, efeitos de luz e de som.
8. R: V
9. R: F, ao escrever uma peça, as intenções do dramaturgo podem ser moralizador, critico ou didáctico.
25 de janeiro de 2010 às 08:54
1- falsa o texto dramático é um tipo de texto que é escrito para ser representado.
2- verdadeira
3-falsa - destina-se ao leitor ao encenador ou aos actores.
4- falsa – o espaço cénico é cauterizado nas didascálicas onde surgem indicações sobre pormenores do cenário efeitos de luz e som.
5-Verdadeira
6-Verdadeira
7-Falsa – quando escreve uma pesa de teatro o drama turgo pode ter uma intenção
8-Verdadeira
9-Verdadeira.
25 de janeiro de 2010 às 08:55
Resp:1) V
Resp:2)F porque pode avere monólogos
Resp:3)V
Resp:4)V
Resp:5)F equivalentes a mudança do personagem em cena
Resp:6)V
Resp:7)V
Resp:8)F Altura em que o autor concebeu a peça
Resp:9)V
25 de janeiro de 2010 às 13:10
1- V.
2- F. No texto principal, há momentos de diálogo e há apartes, e também monólogos de personagens.
3- V
4- I. Destinam-se para além do encenador, aos leitores e actores.
5- F. A mudança de cena equivale a mudança de personagens em cena.
6- V.
7- F.
8- V.
9- I. Ao escrever uma peça, as intenções do dramaturgo podem ser de carácter moralizador, lúdico ou de evasão e crítico ou didáctico.
João Mateus