Leitura de Falar Verdade a Mentir - compreender o texto...


Vamos começar hoje a ler a obra dramática de Almeida Garrett, Falar Verdade a Mentir.
Para compreender melhor este género literário, devem conhecer bem as características do texto dramático. Para tal, visualizem este Powerpoint com a síntese das informações que já leram e ouviram noutros recursos e digam se as afirmações são
verdadeiras, falsas ou incompletas (V/F/ I), numa caixa de comentário, corrigindo as respostas falsas e completando as incompletas.


1- Por norma, no texto dramático não existe um narrador que "conta a história", como no texto narrativo.

2- No texto principal, há momentos de diálogo e há apartes, mas nunca monólogos de personagens.

3- Os apartes devem ser ouvidos pelo público.

4- As didascálias ou indicações cénicas constituem um texto de apoio ao trabalho do encenador.

5- A divisão em cenas equivale à mudança de cenários.

6- Personagens-tipo são personagens que representam grupos sociais, profissionais ou psicológicos.

7- O espaço representado diz respeito aos cenários que recriam o que se pode ler no texto secundário.

8- Uma peça de teatro pode recriar uma situação que durou trinta anos, em apenas trinta minutos.

9- Ao escrever uma peça, as intenções do dramaturgo podem ser de carácter moralizador, crítico ou didáctico.

SOLUÇÕES (comparem as respostas dadas com as correctas; em alguns casos aceitar-se-ia outras respostas, mas estas são as mais completas)

1- V
2- F, também pode haver momentos de monólogo de personagens.
3- I, os apartes devem ser ouvidos pelo público, pressupondo-se que o seu interlocutor não os ouve.

4- I, as didascálias constituem um texto de apoio ao trabalho do encenador, mas também dos actores e outros profissionais do teatro.
5- F, a divisão de cenas corresponde à entrada e saída de personagens.
6- V
7- V
8- V
9- I, as intenções do dramaturgo podem ser de carácter moralizador, crítico, did
áctico ou lúdico.

Read Users' Comments (9)

9 Response to "Leitura de Falar Verdade a Mentir - compreender o texto..."

  1. Unknown says:
    25 de janeiro de 2010 às 08:37

    1-F: O TEXTO DRAMÁTICO É UM TIPO DE TEXTO QUE É ESCRITO PARA SER REPRESENTADO.

    2- V

    3- F: COMENTÁRIOS DE UMA PERSONAGEM PARA
    O PÚBLICO, PRESSUPONDO QUE NÃO SÃO OUVIDOS PELO
    SEU INTERLOCUTOR.

    4-F: DESTINA-SE AO LEITOR, AO ENCENADOR OU AOS ACTORES.

    5- v

    6- V


    7- F: O ESPAÇO CÉNICO É CARACTERIZADO NAS DIDASCÁLIAS, ONDE SURGEM INDICAÇÕES SOBRE PORMENORES DO CENÁRIO, EFEITOS DE LUZ E SOM.

    8- V

    9- V

  2. Unknown says:
    25 de janeiro de 2010 às 08:49

    1- Verdadeiro.

    2-incompleta-no texto principal também a momentos de monólogo.

    3- Verdadeiro.

    4-incompleta-…dos actores e do leitor.

    5-Falsa – a divisão em cenas equivale à mudança de personagens em cena.

    6-verdadeira

    7-incompleta-onde se desenrola a acção e que equivalem ao espaço físico que se pretende criar em palco

    8-verdadeiro

    9-incompleta-Lúcida ou de invasão.

  3. Unknown says:
    25 de janeiro de 2010 às 08:51

    1F por norma, no texto dramático não existe um narrador e nele predomina um discurso na segunda pessoa (tu/vós).
    2-V
    3-V
    4- I…ao leitor e aos actores.
    5- F equivale á mudança de personagens em cena.
    6- V
    7- V
    8- V
    9- I … lúdica ou evasão.

    Pedro Mendes Nº10
    Ruben carvalho Nº8

  4. Unknown says:
    25 de janeiro de 2010 às 08:51

    1 F-O TEXTO DRAMÁTICO É UM TIPO DE TEXTO QUE É ESCRITO PARA SER REPRESENTADO.
    2 V
    3 F-DESTINA-SE AO LEITOR, AO ENCENADOR OU AOS ACTORES.
    4 F -O ESPAÇO CÉNICO É CARACTERIZADO NAS DIDASCÁLIAS, ONDE SURGEM INDICAÇÕES SOBRE PORMENORES DO CENÁRIO, EFEITOS DE LUZ E SOM.
    5 V
    6 V
    7 F -QUANDO ESCREVE UMA PEÇA DE TEATRO, O DRAMATURGO PODE TER UMA INTENÇÃO
    8 V
    9 V

  5. Unknown says:
    25 de janeiro de 2010 às 08:52

    R: V


    R: F – No texto principal, há momentos de diálogo e há partes, mas sempre com os Monólogos


    R: F –As apartes não devem ser ouvidos pelo público


    R:V

    F – A divisão em cenas equivale à mudança de personagens.


    R: V


    R:I- O espaço representado diz respeito aos cenários que recriam o que se pode ler no texto secundário, efeitos de luz e de som.

    R: V


    R: F –Ao escrever uma peça, as intenções do dramatugo podem ser de moralizadora, lúdica ou de evasão, critica e didática

  6. Nuno says:
    25 de janeiro de 2010 às 08:52

    1. R: V

    2. R: F, no texto principal há movimentos de dialogo e a partes, mas sempre com os monólogos.

    3. R: F, os apartes não devem ser ouvidos pelo público.

    4. R: In, as didascalias ou indicações cénicas constituem um texto de apoio ao trabalho do encerador ou aos autores.

    5. R: F as divisões em cenas equivalem á mudança de actos e cenas

    6. R: V

    7. R: In, o espaço representado diz respeito aos cenários que recriam o que se pode ler no texto secundário, efeitos de luz e de som.

    8. R: V

    9. R: F, ao escrever uma peça, as intenções do dramaturgo podem ser moralizador, critico ou didáctico.

  7. Unknown says:
    25 de janeiro de 2010 às 08:54

    1- falsa o texto dramático é um tipo de texto que é escrito para ser representado.
    2- verdadeira
    3-falsa - destina-se ao leitor ao encenador ou aos actores.
    4- falsa – o espaço cénico é cauterizado nas didascálicas onde surgem indicações sobre pormenores do cenário efeitos de luz e som.
    5-Verdadeira
    6-Verdadeira
    7-Falsa – quando escreve uma pesa de teatro o drama turgo pode ter uma intenção
    8-Verdadeira
    9-Verdadeira.

  8. Unknown says:
    25 de janeiro de 2010 às 08:55

    Resp:1) V
    Resp:2)F porque pode avere monólogos
    Resp:3)V
    Resp:4)V
    Resp:5)F equivalentes a mudança do personagem em cena
    Resp:6)V
    Resp:7)V
    Resp:8)F Altura em que o autor concebeu a peça
    Resp:9)V

  9. Unknown says:
    25 de janeiro de 2010 às 13:10

    1- V.
    2- F. No texto principal, há momentos de diálogo e há apartes, e também monólogos de personagens.
    3- V
    4- I. Destinam-se para além do encenador, aos leitores e actores.
    5- F. A mudança de cena equivale a mudança de personagens em cena.
    6- V.
    7- F.
    8- V.
    9- I. Ao escrever uma peça, as intenções do dramaturgo podem ser de carácter moralizador, lúdico ou de evasão e crítico ou didáctico.

    João Mateus

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