Entrevista


A entrevista é um tipo de texto que se enquadra no âmbito da interacção verbal. Como se diz na Gramática da Língua Portuguesa, de Mira Mateus et al., “para que se estabeleça uma relação de interacção verbal não basta relacionarem-se os seus factores constituintes. É necessária a existência de uma base de cooperação mínima entre os sujeitos locutores, a qual deve conter os princípios que regulam basicamente qualquer transmissão verbal de informação”. Lê esses princípios no texto que se segue:

Princípio de cooperação: metaprincípio que regula as trocas verbais e que se encontra especificado num certo número de “Máximas Conversacionais” [Grice]: Quantidade – ser tão informativo quanto o necessário. Qualidade – ser sincero e verídico. Relação – ser relevante, isto é, mobilizar informação pertinente quanto ao discurso anterior. Modo – ser claro, isto é, evitar discurso longo, ambíguo e desordenado.

Princípio de cortesia: conjunto de regras que regem o comportamento do locutor em relação ao seu co-enunciador [não ser agressivo, sarcástico, não monopolizar a palavra…]; por outro lado, regras que prescrevem ao enunciador não pôr em perigo a sua própria face [não ser demasiado respeitoso ou, inversamente, demasiado pretensioso…].


FICHA-GUIA

Guião de entrevista
› texto que serve de base à realização de uma entrevista.
Antes de realizar qualquer entrevista, é necessário seleccionar:
› o tema;
› os objectivos da entrevista;
› a pessoa a entrevistar.
Para facilitar a condução da entrevista, deve-se construir um guião que respeite alguns procedimentos: Elaborar perguntas de acordo com:
› o tema;
› os objectivos da entrevista;
› as expectativas do entrevistador e de possíveis leitores/ouvintes.
Construir perguntas variadas [mais abertas – “O que pensa de …?” – ou mais fechadas – “Gosta de …?”], evitando influenciar as respostas e procurando alternativas para eventuais fugas ao tema.
Adequar as perguntas ao entrevistado [personalidade, nível etário, nível sociocultural…] e à situação [momento e lugar].

Seleccionar um vocabulário claro, acessível e rigoroso. Estabelecer o número de perguntas e proceder à sua ordenação.

Ao passar o texto a limpo, é importante ter em conta:
› a pontuação;
› a ortografia;
› a apresentação gráfica.

Fonte:http ://www01.madeira-edu.pt/projectos/vemaprenderportugues/Saber%20Mais/Escrita/Modelos/Docs/modelos_var.htm#entrv

Read Users' Comments (0)

0 Response to "Entrevista"

Enviar um comentário