Os sentidos do(s) poema(s) - conotação


1. Temos visto nas aulas anteriores que a poesia é Arte e é uma forma de expressão. Através da poesia podemos comunicar, tal como fazemos através de outras formas de expressão. Vejamos este videoclip da canção «Problema de Expressão», cuja letra a seguir se transcreve, para compreender os modos e as dificuldades de expressão.





Letra: Carlos Tê

Só pra dizer que te Amo,
Nem sempre encontro o melhor termo,
Nem sempre escolho o melhor modo.

Devia ser como no cinema,
A língua inglesa fica sempre bem
E nunca atraiçoa ninguém.

O teu mundo está tão perto do meu
E o que digo está tão longe,
Como o mar está do céu.

Só pra dizer que te Amo
Não sei porquê este embaraço
Que mais parece que só te estimo.

E até nos momentos em que digo que não quero
E o que sinto por ti são coisas confusas
E até parece que estou a mentir,
As palavras custam a sair,
Não digo o que estou a sentir,
Digo o contrário do que estou a sentir.

O teu mundo está tão perto do meu
E o que digo está tão longe,
Como o mar está do céu.

E é tão difícil dizer amor,
É bem melhor dizê-lo a cantar.
Por isso esta noite, fiz esta canção,
Para resolver o meu problema de expressão,
Pra ficar mais perto, bem mais de perto.
Ficar mais perto, bem mais de perto.



2. Propõe-se agora que se agrupem de acordo com as indicações abaixo para realizarem uma actividade diferente a partir da leitura de um poema, uma Miniquest, cujo produto final será apresentado à turma na aula seguinte, para daí se tirarem conclusões sobre os sentidos dos poemas.

Grupo A - «Expressão» de Sebastião da Gama
Diogo
Nuno
Pedro

Grupo B -
«Poema do Coração» de António Gedeão
Daniela

Tiago

Jorge

Rúben


Grupo C -
«Viagem» de Miguel Torga
Agostinho

João Mateus

José

Read Users' Comments (0)

0 Response to "Os sentidos do(s) poema(s) - conotação"

Enviar um comentário